Bem vindo ao Fórum Família
Por favor registe-se ou entre...

Entre com nome de utilizador, password e duração da sessão
REGISTE-SE E JUNTE-SE A NÓS!
O registo é rápido e grátis. Se quiser pode usar um nick (nome fictício) em vez do nome. Junte-se a nós!
Anúncios
Informações
Porque estou a ver isto?
Neste momento está a ver o fórum como visitante o que lhe dá acesso limitado aos seus conteúdos e funcionalidades. Ao registar-se gratuitamente vai ver reduzida a quantidade de publicidade e vai poder seguir todos os tópicos, participar nos passatempos, ganhar prémios e muito mais. Registe-se já!
Não recebeu o email de activação?
Verifique se o mesmo foi parar à sua caixa de spam (publicidade não solicitada) e evite esse problema adicionando o email do fórum à sua lista de contactos.
Contacte-nos!
Se precisa de contactar com os responsáveis pelo Fórum Família, pode usar este email. Antes de fazer um tópico, deve fazer uma pesquisa para verificar se a pergunta já foi feita e só depois deve perguntar na respectiva secção do fórum.
Fórum Família » Eu, Tu, Nós » Crianças (0 a 9 anos) » Tópico: 15 ideias para educar pestinhas
Páginas: [1] Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: 15 ideias para educar pestinhas (Lida 394 vezes)
Adicionar aos Favoritos/Partilhar

Registo: 06/2009

« em: 02/02/2010 - 22:55 »

1. Ensine inteligência... emocional. Mais importante do que saber ler antes dos amigos é saber lidar com as emoções.

2. Promova a colaboração. A infância não é um paraíso. Os mais novos devem cumprir tarefas e sentir-se integrados no núcleo familiar.

3. Responsabilize-as. As crianças devem ser encorajadas a assumir as responsabilidades dos seus actos.

4. Assuma o seu papel. Quando a criança desatar aos berros, não grite também. Alguém tem que ser o adulto nesta relação.

5. Fale com elas, muito e desde bem cedo. Aproveite todos os bocadinhos.

6. Dê o exemplo. Tanto nos comportamentos, como na linguagem e nas regras.

7. Conte histórias. O momento do conto é a forma clássica e efectiva de treinar as emoções. Leia os livros antes de os ler aos seus filhos.

8. Cure a razão, não o sintoma. A indisciplina pode ser um sinal de que algo não está bem. Proibi-los de jogar PlayStation ou ver televisão durante uma semana pode não ajudar nada. Perceba a razão por trás do comportamento.

9. Não seja amiguinha/o. Todos queremos fazer os nossos filhos felizes, mas às vezes é preciso tomar decisões difíceis e impopulares.

10. Ouça, ouça e volte a ouvir. Seja bom ouvinte, arranje tempo para falar e sobretudo para ouvir. É uma boa forma de os compreender.

11. Ajude a lidar com a frustração. É importante ter rotinas e fazer entender que não pode ter tudo o que quer.

12. Faça uma pausa. Os ânimos estão exaltados. O mais sensato pode ser ... uma pausa. Conte até dez antes de também perder o controlo.

13. Cuidado com as expectativas. Não compare, nem exija dos seus filhos aquilo que eles não podem dar.

14. Se tem mais do que um filho arranje nem que seja 15 minutos por semana para estar com cada um a sós.

15. Ame-os muito. O amor nunca é demais.
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/551265
sue
On-Line

http://www.lateinamerika.de/Laender/images/

Registo: 11/2009

« Responder #1 em: 08/03/2010 - 15:16 »

Há umas semanas, recebi aqui em casa um amiguinho do meu filho lá da escola...
Deu para perceber pela conversa da mãe que ele toma Ritalina. A mãe estava muito preocupada que ele nâo se portasse adequadamente. Notava-se que tinha um comportamento instavel na brincadeira mudava de jogo de 5 em 5 min, mas era educadissimo, muito querido. No final da visita assegurei á mãe que ele deve voltar sempre que quiser pois portou-se lindamente! Era a pura das verdades. th_up

Hoje tive a opurtunidade de conhecer de perto uma outra coleguinha da escola do meu filho. Veio brincar com ele. Uma miuda da qual a professora só diz maravilhas(ouço isso em actividades da escola em que os pais participam para ajudar a professora, como passeios fora da escola etc., em que eu tambem dou o meu contributo). Criança alegadamente inteligente, com um comportamento exemplar nas aulas etc., com um ambiente familiar estavel, tanto emocionalmente, como financeiramente...
Pois a dita rapariga, sentou-se ao lanche EM CIMA DA MESA, devorou os morangos todos aos outros 3 miudos ( só 2 dos quais são meus filhos), pediu-me mais, e parecia mais um diabinho, destruiu tudo o que podia. Nunca ansiei tanto a hora de ir trabalhar, e que as crianças que nâo moram cá em casa fossem embora, como hoje...

Ai bendita educação!
Isto fez-me pensar na raiva que eu tenho a pediatras (e a pais que se deixam levar na conversa dos medicos) que dão Ritalina aos filhos, só porque eles não teem um comportamento ideal. O que será o comportamento ideal?

Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos.

« Responder #2 em: 08/03/2010 - 18:04 »

Isto fez-me pensar na raiva que eu tenho a pediatras (e a pais que se deixam levar na conversa dos medicos) que dão Ritalina aos filhos, só porque eles não teem um comportamento ideal.

Concordo! A Ritalina está a ser administrada de uma forma excessiva e irresponsável - os dados acerca da prescrição de psicotrópicos a crianças estão "amontoados", mas ainda não estudados - bem gostava que alguém pegasse nesse assunto! mad Mas é como dizes - qualquer suspeita de hiperactividade ou comportamento menos padronizado, sai a famosa Ritalina.
sue
On-Line

http://www.lateinamerika.de/Laender/images/

Registo: 11/2009

« Responder #3 em: 14/03/2010 - 19:08 »

O pediatra do meu filho chegou a falar-me no assunto. Na altura disse-lhe muito obrigada pela atenção, e saí, sem me deixar envolver em discussões...  mad
Procurei outro medico, que descobriu com um simples teste que ele teria o sentido do equilibrio pouco desenvolvido. Depois dumas sessões de terapia motorica, o míudo mudou completamente, mais calmo, mais seguro de si. E tudo sem quimicos... mf_doof

Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos.

« Responder #4 em: 15/03/2010 - 09:44 »

E tudo sem quimicos... mf_doof

Só queria deixar um alerta para os pais de crianças hiperactivas: há terapias, exercícios diversos que as crianças podem fazer, de forma programada e várias vezes por semana que ajudam muito a controlar o problema e treinar a capacidade de concentração. São conduzidos por profissionais, num ambiente descontraído e de brincadeira, não traumatizam nem maçam as crianças. E não envolvem a administração de fármacos. É uma questão de se informarem...
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Fórum Família » Eu, Tu, Nós » Crianças (0 a 9 anos) » Tópico: 15 ideias para educar pestinhas
Ir para: