Bem vindo ao Fórum Família
Por favor registe-se ou entre...

Entre com nome de utilizador, password e duração da sessão
REGISTE-SE E JUNTE-SE A NÓS!
O registo é rápido e grátis. Se quiser pode usar um nick (nome fictício) em vez do nome. Junte-se a nós!
Anúncios
Informações
Porque estou a ver isto?
Neste momento está a ver o fórum como visitante o que lhe dá acesso limitado aos seus conteúdos e funcionalidades. Ao registar-se gratuitamente vai ver reduzida a quantidade de publicidade e vai poder seguir todos os tópicos, participar nos passatempos, ganhar prémios e muito mais. Registe-se já!
Não recebeu o email de activação?
Verifique se o mesmo foi parar à sua caixa de spam (publicidade não solicitada) e evite esse problema adicionando o email do fórum à sua lista de contactos.
Contacte-nos!
Se precisa de contactar com os responsáveis pelo Fórum Família, pode usar este email. Antes de fazer um tópico, deve fazer uma pesquisa para verificar se a pergunta já foi feita e só depois deve perguntar na respectiva secção do fórum.
Fórum Família » Eu, Tu, Nós » Direitos e Deveres » Tópico: As mulheres e a religião
Páginas: [1] Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: As mulheres e a religião (Lida 103 vezes)
Adicionar aos Favoritos/Partilhar

Registo: 06/2009

« em: 14/01/2010 - 20:02 »

"O Novo Testamento cita S. Paulo (I Timóteo 2), quando diz que as mulheres "devem guardar silêncio". O Deuteronómio declara que, se uma mulher não sangrar na noite de núpcias, "os homens da sua aldeia devem apedrejá-la até à morte". Uma oração dos judeus ortodoxos agradece a Deus "não me ter feito mulher". O Alcorão estipula que uma mulher herda menos que um homem e que o testemunho de uma mulher tem metade do valor do de um homem"

Alguém ainda acredita nisto?! mad

"A crença de que as mulheres são seres humanos inferiores aos olhos de Deus", disse J. Carter, "desculpa o marido que espanca a mulher, o soldado que viola uma mulher, o patrão que tem uma tabela salarial mais baixa para as empregadas, os pais que decidem um aborto de um embrião feminino".Carter, que considera a religião uma das "causas de base da violação dos direitos das mulheres", é membro de The Elders, um pequeno conselho de antigos líderes formado por Nelson Mandela. Os Elders debruçam-se sobre o papel da religião na opressão das mulheres e emitiram um comunicado conjunto pedindo aos líderes religiosos que "mudem todas as práticas discriminatórias nas suas religiões e tradições".Para quem quiser ler o resto: http://www.ionline.pt/conteudo/41857-a-religiao-e-as-mulheres
sue
On-Line

http://www.lateinamerika.de/Laender/images/

Registo: 11/2009

« Responder #1 em: 27/01/2010 - 19:43 »

Esta dos direitos humanos não poder depender dos orgãos genitais, está muito bem escrita. Acertou em cheio. th_up

Todos os livros religiosos, foram escritos por homens, a prova de que as religiões são uma invenção do homem! Por medo de perder estatuto em relação á mulher, visto que esta é decisivamente mais inteligente e astuta, sabe fazer varias coisas ao mesmo tempo, e ainda por cima e talvez o mais importante, teem o dom de dar á luz e amamentar (sim porque mesmo que muitas mulheres não vejam isso como um dom, do ponto de vista da evolução isso é um dom! mf_doof), os homens inventaram que elas seriam seres inferiores. Infelizmente as mulheres são do ponto de vista fisico mais fracas, tiveram que ceder, e essa mentalidade é muito dificil de apagar na sociedade.
O que vale é que muitas culturas se teem vindo a afastar da religião. unsure

Mas são muitas ainda as que continuam a seguir a religião a risca, e da maneira como lhes melhor convém. unsure

Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos.

« Responder #2 em: 28/01/2010 - 16:01 »

Eu também acho que é um problema de interpretação. Hoje em dia, qualquer pessoa inteligente (excepto o escritor Saramago) entende que as histórias dos livros religiosos das principais religiões monoteístas são Metáforas, não para serem interpretados literalmente. No passado, acredito que alguns homens tenham tentado usar a religião para coagir as mulheres, mas no sec XXI é tão insensato!
Tenho acompanhado a polémica das burkas na Europa: em França, onde o uso em sítios públicos poderá vir a ser objecto de multa, em Itália onde numa cidade do Norte já está proibida.Sarkozy tem uma abordagem inteligente, diz ele que "a burqa não é um símbolo religioso, mas um sinal de submissão das mulheres e como tal não é benvinda em França", contorna assim a questão religiosa. O Imã de Paris concorda, diz que o Alcorão não obriga nenhuma mulher a usar.http://www.ionline.pt/conteudo/9876-sarkozy-burqa-muculmana-nao-e-bem-vinda-em-franca;http://www.ionline.pt/conteudo/40799-usar-burka-em-franca-pode-dar-multa-750-euros;.

Há situações extremas, como está acontecer no Irão, onde a Polícia decretou que os manequins das montras, têm que usar véu shock! Ah e gravatas e lingerie também não pode ser [url=http://www.ionline.pt/conteudo/24499-manequins-lojas-no-irao-tem-usar-veu-islamico]http://www.ionline.pt/conteudo/24499-manequins-lojas-no-irao-tem-usar-veu-islamico
sue
On-Line

http://www.lateinamerika.de/Laender/images/

Registo: 11/2009

« Responder #3 em: 28/01/2010 - 16:29 »

Tão burro nem o Saramago é. Eu não acho que ele penso mesmo assim. Mas a verdade é que ele com essa receita vende livros até dizer chega! mf_doof

Tem graça que nunca vi nenhuma mulher de Burka ao vivo(Só costumo ver o uso do lenço)! No entanto é um fenomeno bem real, esta-se sempre a ouvir falar nos media!

Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos.

« Responder #4 em: 28/01/2010 - 17:26 »

Tem graça que nunca vi nenhuma mulher de Burka ao vivo

É bizarro! Tudo tapado, da cabeça aos pés, apenas com uma rede na zona dos olhos...faz pena. Deve ser tanbém muito desconfortável.
Vivi alguns meses com uma rapariga Iraniana, por razões de trabalho dividiamos um apartamento. De facto, por eu ser Portuguesa acharam que nos entenderíamos bem (os Portugueses são considerados tolerantes) e assim foi. Também porque havia vários apartamentos mistos, mas isso a família dela não aceitava - tinha que ser outra mulher, apesar de serem bastante "progressistas" para Iranianos (os empregadores queriam economizar e obrigavam-nos a partilhar espaços mad, enfim na altura aturávamos tudo).Bem, cada uma tinha o seu espaço, não colidimos.Ela não usava véu, nem nada, mas uma das irmãs casadas usava burqa por opção própria (dizia ela).Ela contava cada coisa,nem vos digo. Por ex elas todas tinham roupas caríssimas, que usavam em casa, mas nunca em público. às vezes vinham umas amigas dela lanchar e cunhadas, imaginem, mulheres a servir chá em vestidos Dior e Lacroix - parece ridículo, mas para elas é so uma oportunidade de usar a roupa...a princípio ficavamos horrorizadas por estar de jeans, mas são pessoas super-simples e simpáticas, riamo-nos imenso com as histórias pícaras que contavam.

« Responder #5 em: 04/03/2010 - 22:36 »

Isto não é uma piada, é real

Uma Jornalista Inglesa, voltou ao Sul do Afganistão para fazer uma reportagem, ao mesmo local onde tinha estado 10 anos antes.´
Reparou que ao contrário do que acontecia anteriormente, as mulheres não caminhavam 1 m atrás dos maridos, mas sim uns bons 5 m à frente. Interessada nesta mudança de comportamento, imaginou que corresponderia a uma evolução social e perguntou a uma das mulheres o que tinha acontecido para ter desaparecido esse costume absurdo. A mulher respondeu: "Minas!

Fonte:Interview
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Fórum Família » Eu, Tu, Nós » Direitos e Deveres » Tópico: As mulheres e a religião
Ir para: